sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por que utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas?


SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL WASHINGTON L. B. LOPES
CURSO PARA LOTAÇÃO EM SALA DE INFORMÁTICA 2012 – NOITE
ALUNO: PEDRO PAULO DOS SANTOS

Belém, 03 de meio de 2012

Estamos no tempo mundial da difusão e aprimoramento dos meio digitais de comunicação e suas tecnologias. Esses recursos estão exigindo dos cidadãos afinidade na manipulação e racionalidade na aplicação. Sendo o processo de ensino-aprendizagem formal o principal constituinte social de formação cidadã, os docentes e a escola não devem ficar aquém de tais recursos e métodos.
            Muitos brasileiros, ainda hoje, estão carecendo de propostas que enriqueçam e maximize suas vidas e modo de trabalho, reduzindo tempo, exemplificando os dilemas e informando, uma vez que o acesso aos meios digitais tecnológicos ainda não os são de praxe.
            Dessa forma, acredito que as tecnologias tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras.
            Como foi previamente esclarecido, a escola torna-se o ambiente social importantíssimo na compreensão e manipulação das tecnologias digitais de informação e tecnologia, atribuindo aos docentes o domínio e divulgação de tais instrumentos digitais. Nesse contexto, devemos nos perguntar se nossos professores estão realmente qualificados e disponíveis para aceitar e aplicar tais recursos durante o processo de ensino-aprendizado.
            Sem dúvida alguma, salva as devidas exceções, os profissionais estão propensos dizer sim as tecnologias, uma vez que essas já constituem suas rotinas (acesso a e-mail e portais de servidores, cadastramentos de notas e frequências on-line, recebimento de salário em caixas eletrônicos etc.).  Entretanto, ele está qualificado e estimulado para aplicá-las na rotina escolar? Concerteza, não! Muitos foram formados antes dessas novas propostas educacionais e não mais foram estimulados as qualificar-se. Em adição, turmas superlotadas( em média 40 alunos), cobrança de conteúdos para vestibulares e avaliações governamentais( IDEB), e carentes salas ou espaços de informáticas contribuem para a falsa ideia de que “a utilização de novas tecnologias gastam tempo e rendem pouco”.
            Assim, os professores precisam, primeiramente, serem estimulados na prática de ensino por meios informacionais e digitais, buscando capacitações e aperfeiçoamentos em tais aplicações. Que professor de biologia não poderia trazer, ao toque de um mouse, todos os animais da fauna amazônica? Utilizando de sala de informática e site de pesquisa, a ariranha, onça e o tucano ficariam bem próximos dos alunos com uma atividade cujo objetivo fosse a criação de fotoblog de animais.
            Nessa situação, percebemos que o computador contribuiria para o rendimento de uma prática pedagógica, pois os alunos conheceriam exemplos dos ecossistemas amazônicos, sem precisar se arriscar no interior de uma floresta.
            Portanto, as tecnologias informacionais devem ser aplicadas na rotina escolar das escolas brasileiras, pois pode melhorando para melhorias nas vidas dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário