Olá, amigos!
Tive a oportunidade de ler o artigo "A sociedade da aprendizagem e desafio de converter informação em conhecimento", do professor Juan Pozo. Ele é muito interessante e, abaixo, está o fichamento dele! Quem estiver interessado, pode acessá-lo no endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/cpweb2.html!Abraço!
Tema | A sociedade da aprendizagem e desafio de converter informação em conhecimento. |
Referência | POZO, J. I. Revista Pátio, ano 8, outubro/novembro, 2004 |
Idéias importantes | - as exigências informacionais aumentaram, enquanto a disponibilidade para aprender reduziu (pg. 1); - aumento do acesso à informação de todas as áreas (pg. 1); - nesse contexto, a escola torna-se uma mediadora na qualidade e quantidade de acesso à informação (pg. 2); - a escola torna-se um lugar sem verdades absolutas, porque estas tornaram-se “mutantes”, fruto da evolução cultural trazida pelas novas tecnologias de acesso à informação (pg. 2); - assim, tem-se uma nova forma de ensino-aprendizado, que prioriza a democratização (pg. 2). |
Observações complementares | - uma nova causa para o fracasso escolar pode ser o excesso e prologamento do acesso à informação (pg. 1); - apesar do excesso de informação, o acesso ainda é difícil devido a má formação (pg. 1). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário