sábado, 29 de janeiro de 2011

Fichamento sobre o artigo "A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento".

Olá, amigos!
  Tive a oportunidade de ler o artigo "A sociedade da aprendizagem e desafio de converter informação em conhecimento", do professor Juan Pozo. Ele é muito interessante e, abaixo, está o fichamento dele!  Quem estiver interessado, pode acessá-lo no endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/cpweb2.html!Abraço! 



Tema
A sociedade da aprendizagem e desafio de converter informação em conhecimento.
Referência
POZO, J. I. Revista Pátio, ano 8, outubro/novembro, 2004
Idéias importantes
- as exigências informacionais aumentaram, enquanto a disponibilidade para aprender reduziu (pg. 1);
- aumento do acesso à informação de todas as áreas (pg. 1);
- nesse contexto, a escola torna-se uma mediadora na qualidade e quantidade de acesso à informação (pg. 2);
- a escola torna-se um lugar sem verdades absolutas, porque estas tornaram-se “mutantes”, fruto da evolução cultural trazida pelas novas tecnologias de acesso à informação (pg. 2);
- assim, tem-se uma nova forma de ensino-aprendizado, que prioriza a democratização (pg. 2).
Observações complementares
- uma nova causa para o fracasso escolar pode ser o excesso e prologamento do acesso à informação (pg. 1);
- apesar do excesso de informação, o acesso ainda é difícil devido a má formação (pg. 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário